A Indonésia construiu o maior muro marinho do mundo para salvar Jacarta

Franceinfo / France Télévisions
Mundo / Ásia-Pacífico
Publicado dia 15/05/2015 – 21:55h
Disponível em : http://www.francetvinfo.fr/monde/asie/indonesie-a-la-decouverte-du-plus-grand-mur-marin-au-monde_1085421.html. Acesso em 30 jan 2017.

Tradução: Gabriela Aline Pratti

A capital indonésia, construída sobre um pântano, afunda pouco a pouco sob o nível da água. Para salvá-la, um muro de 35 quilômetros está sendo construído em pleno mar.

É uma aposta louca a qual se lança a Indonésia para salvar sua capital. A cidade de Jacarta afunda cada vez mais sob o nível do mar e ameaça ficar submersa. Tendo em isso em vista, o país constrói atualmente o que será o maior muro marinho do mundo ao longo de 35 quilômetros.

Navios equipados com gruas, bulldozers e escavadeiras se apressam para isso. Hoje, o muro não chega a 3 metros de altura, mas ele terá 7 metros quando for concluído e mais 18 metros abaixo da água.

O resultado terá a forma de uma grande muralha que irá bloquear a maré de um lado, mas deixará escorrer os rios e a água da chuva do outro. Ao todo o orçamento total será de 35 bilhões de euros.

Para o holandês responsável do projeto, Jacarta corre o risco de submergir em dez anos se este muro não for finalizado. A cada ano, a cidade, construída sobre um pântano, afunda 20 centímetros ao Sol. Vários bairros já estão alguns metros abaixo do nível do mar, e sofrem com as inundações recorrentes.

//embedftv-a.akamaihd.net/faf20f5258a456de2f71247c25656dce
Indonésie : à la découverte du plus grand mur marin au monde

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s